Correr ou caminhar, é só começar

A caminhada é universal, permitida para todos. Não importa se você está acima do peso ou não move um músculo desde o último verão. Não há nada melhor do que um passo depois do outro para equilibrar o corpo, devolver a energia e deixar a silhueta mais bonita.

- A caminhada ajuda no emagrecimento e na correção da postura, libera endorfinas (substância química responsável pela sensação de bem-estar) e é ideal para praticar na beira da praia.
A corrida, atividade aeróbica mais intensa, requer condicionamento físico e fôlego extras que a caminhada dispensa. Os resultados estéticos também são mais perceptíveis, como o fortalecimento da musculatura e a perda de peso.

DICAS

Alongamento
- Antes de caminhar ou correr, é fundamental alongar músculos e tendões, para evitar estiramentos e dores.

Roupas e tênis
- Use roupas leves, próprias para ginástica. Caminhar de biquíni ou sunga pode ser desconfortável. Escolha tênis leves, com amortecimento para absorver o impacto. Se for correr, escolha um modelo com amortecedores reforçados. Se for caminhar na parte fofa da areia da praia, os pés descalços são permitidos. Em todos os outros ambientes, use tênis.

Alimentação
- Nunca pratique atividade física com o estômago vazio. Carboidratos são boas opções para a refeição pré-caminhada ou corrida, já que são ricos em energia, e devem ser ingeridos uma hora antes da sessão. A regra são alimentos leves, ricos em nutrientes, como barras de cereais, frutas e laticínios.

Hidratação
- Antes, durante e depois da atividade física, hidratar o corpo é fundamental. Se você for caminhar, beba água em pequenas quantidades ao longo do percurso. Para as corridas, recorra a um isotônico, que repõe os sais minerais perdidos durante a atividade.

Proteção solar
- Escolha os horários de sol mais fraco. Filtro solar também é indispensável.

Versátil
- Quem caminha pode ir esquentando as turbinas para uns passinhos mais rápidos e, quem é corredor, pode - e deve - fazer seu aquecimento com caminhada.

Orientação médica
- A caminhada é livre para quase todos, até para hipertensos, diabéticos e cardíacos. Nesses casos, o médico poderá indicar o ritmo e a intensidade adequados. Já a corrida requer um condicionamento físico um pouco melhor. Se você não pratica nenhuma atividade, comece caminhando. Correr pode provocar fadiga ou lesões.

Resultados
- Para melhorar o condicionamento físico, fortalecer ossos e músculos e ainda perder uns quilinhos, é necessário correr ou caminhar pelo menos três vezes por semana. O tempo, no entanto, varia de acordo com o organismo de cada um. O ideal é ir aumentando o ritmo de acordo com a sua resistência. Tente começar caminhando meia hora e vá aumentando cinco ou dez minutos por dia, até chegar a uma hora e meia.

referência:

http://www.educacaofisica.com.br/noticias_mostrar.asp?id=3303

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História do Rouba Bandeira

Voleibol Adaptado para deficiente visual