Atividade física em prol do desempenho escolar
A conclusão partiu de um experimento simples, realizado pelo pesquisador
Brendon Gurd, da Queen’s University (Canadá): durante 3 semanas e em
dias alternados, alunos de uma escola primária tiveram a opção de
participar de um “FUNterval”, um recreio divertido, com atividades
físicas, ou podiam ficar mais paradinhos, aprendendo sobre diferentes
aspectos de um estilo de vida saudável.
O cientista notou que as crianças que aderiram ao intervalo dinâmico ficaram mais concentradas durante os 50 minutos seguintes de aula: se dispersaram menos, mantiveram-se mais focadas na explicação dos professores e se viraram menos para os lados, o que demonstra mais concentração... Para professora de educação infantil Katia Pellinson, do Colégio AB Sabin, de São Paulo, a constatação se aplica mesmo ao cotidiano das salas de aula: “Após a atividade física, seja voltada a habilidades motoras ou brincadeiras, as crianças ficam, sim, mais atentas”, concorda.
Segundo o neuropediatra Paulo Breinis, do Hospital São Luiz Jabaquara (SP), os médicos ainda não conseguiram descobrir, ao certo, qual é o mecanismo cerebral que justifica a associação entre exercícios e concentração. “Só o que sabemos é que a atividade física beneficia a memória e a atenção, não só para as crianças, mas também para os idosos. E que, quanto mais rotineira for a prática, mais esses indivíduos vão produzir”, explica Breinis. Por enquanto, os cientistas seguem na pista dos neurotransmissores, como a endorfina e a serotonina, que são substâncias liberadas pelo organismo logo após a realização de exercícios físicos,provocando a sensação de relaxamento e bem-estar-- e que, talvez, estejam envolvidas no benefício mental.
Por fim, não podemos deixar de mencionar que as atividades físicas, sobretudo as brincadeiras em grupo, também são capazes de ensinar às crianças alguns conceitos matemáticos, como perto e longe, rápido e devagar.
Matéria publicada pelo site Crescer
Portal da Educação Física
O cientista notou que as crianças que aderiram ao intervalo dinâmico ficaram mais concentradas durante os 50 minutos seguintes de aula: se dispersaram menos, mantiveram-se mais focadas na explicação dos professores e se viraram menos para os lados, o que demonstra mais concentração... Para professora de educação infantil Katia Pellinson, do Colégio AB Sabin, de São Paulo, a constatação se aplica mesmo ao cotidiano das salas de aula: “Após a atividade física, seja voltada a habilidades motoras ou brincadeiras, as crianças ficam, sim, mais atentas”, concorda.
Segundo o neuropediatra Paulo Breinis, do Hospital São Luiz Jabaquara (SP), os médicos ainda não conseguiram descobrir, ao certo, qual é o mecanismo cerebral que justifica a associação entre exercícios e concentração. “Só o que sabemos é que a atividade física beneficia a memória e a atenção, não só para as crianças, mas também para os idosos. E que, quanto mais rotineira for a prática, mais esses indivíduos vão produzir”, explica Breinis. Por enquanto, os cientistas seguem na pista dos neurotransmissores, como a endorfina e a serotonina, que são substâncias liberadas pelo organismo logo após a realização de exercícios físicos,provocando a sensação de relaxamento e bem-estar-- e que, talvez, estejam envolvidas no benefício mental.
Unir exercício e aprendizado
O exercício não apenas é capaz de deixar as crianças mais concentradas, como mostrou o estudo. Mas pode ser também uma excelente ferramenta para ajudar os pequenos a fixarem os conteúdos passados em aula. O Colégio AB Sabin, por exemplo, prioriza a interdisciplinaridade e as propostas de aulas geralmente incluem uma primeira parte mais lúdica, com uma dança, um jogo, ou brincadeira, que precede o ensino mais teórico . “O movimento corporal, o jogo ou a história ajudam a criança. A partir desse registro, a gente consegue avaliar quais foram os conceitos que adquiriram”, explica Katia.Por fim, não podemos deixar de mencionar que as atividades físicas, sobretudo as brincadeiras em grupo, também são capazes de ensinar às crianças alguns conceitos matemáticos, como perto e longe, rápido e devagar.
Na prática
Confira algumas boas ideias para ajudar seu filho a se concentrar depois do exercício:
Mude de ambiente
Ao passar de um momento de intensa atividade para outro mais calmo, mudar de uma sala para outra, de um ambiente aberto para um fechado, ou vice-versa, ajuda a criança a fazer a transição.Crie uma rotina
Se a criança já sabe que depois da brincadeira vem a hora do leitura ou o momento de se sentar para fazer a lição de casa, ela pode se preparar melhor para o que está por vir.Não precisa sair do lugar
Mesmo que você não tenha muito espaço dentro de casa, dá para usufruir dos benefícios do exercício físico, com rotinas simples de aquecimento e músicas. Uma delas é a canção da boneca de lata: "Minha boneca de lata bateu 'com tal parte do corpo' no chão. Levou mais de uma hora pra fazer a arrumação... Desamassa aqui, desamassa ali...Pra ficar boa". A cada rodada você escolhe uma parte do corpo, à qual deve levar as mãos quando a canção chega na parte do "desamassa".Cuidado com a dose!
Há uma grande diferença entre o seu filho correr durante 40 minutos na aula de educação física e participar de uma brincadeira de 10 minutinhos durante o recreio. É inevitável que o corpo uma hora se canse do excesso de movimento. Por isso, maneire no nível e na duração das brincadeiras antes da lição de casa, para que a criança não fique esgotada.Matéria publicada pelo site Crescer
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