Obesos devem privilegiar caminhada para emagrecer



Segundo Dr. Ricardo Nahas, diretor científico da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e do Exercício, quando se trata de um paciente obeso ou com sobrepeso são necessários alguns exames mais detalhados além do simples eletrocardiograma.

Deve-se fazer o teste ergométrico e dosagens bioquímicas do sangue. Com isso, é possível entender o aparelho locomotor do paciente, que provavelmente deva ter articulações possivelmente danificadas por sustentar o corpo com sobrepreso há muito tempo. De acordo com ele, quando um indivíduo corre, a força de pressão que retorna da pisada do chão atinge as articulações como se a pessoa tivesse um peso muito maior. Uma pessoa com 100 kg recebe uma carga de pressão equivalente a 300/500kg nas pernas, e isso é um verdadeiro trauma explosivo para o corpo.

Para o obeso em particular, o aconselhável é não correr e sim caminhar. Além disso, é necessário escolher superfícies e calçados esportivos com bom amortecedor e que minimize os efeitos do peso. Se for necessário, a corrida deve ser trocada por bicicleta ou mesmo pela natação. Nesses casos, é necessário trabalhar o equilíbrio muscular das coxas, amplitude da articulação normal e exercícios de coordenação.

Além disso, para ajudar o combate da dor e do envelhecimento precoce da articulação é necessário trabalhar equilíbrio e flexibilidade nesses pacientes. A medicina alerta que é obrigatório, além de uma reeducação alimentar, fazer exercícios regulares aeróbicos e de fortalecimento muscular, todos orientados por um profissional de Educação Física.

Por Jornalismo Portal EF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História do Rouba Bandeira

Voleibol Adaptado para deficiente visual