Suplementos Alimentares



Você sabe o que são suplementos alimentares?
São compostos naturais destinados a complementar a dieta e fornecer nutrientes, como vitaminas, minerais, fibras, ácidos graxos ou aminoácidos (componentes das proteínas) que não foram consumidos por meio da alimentação, proporcionando resultados benéficos ao corpo.
Quando seu consumo é indicado?
Para pessoas que necessitam de mais calorias, proteínas e vitaminas, além das consumidas nas refeições diárias. Um bom exemplo são os atletas de competição, que apenas com as refeições não conseguem obter todos os nutrientes necessários para um bom rendimento.
Atenção!
O uso de suplementos sem necessidade pode ser prejudicial à saúde, já que a ingestão dos nutrientes vai estar acima do que se necessita diariamente. Por exemplo: O consumo indiscrimidado de repositores hidroeletrolíticos (produtos desenvolvidos para atletas quem tem perda excessiva de água e sais minerais) pode elevar o risco de desenvolver hipertensão, uma vez que tem quantidades importantes de sódio. Já o uso excessivo de suplementos com carboidratos pode favorecer o ganho de peso.
Para orientar o consumidor e garantir maior controle, o Ministério da Saúde divide os suplementos nos seguintes grupos.

Tipo de Suplemento
Propriedades
Repositores hidroeletrolíticos
Bebidas esportivas com associação de carboidratos e eletrólitos (sódio, cloreto, potássio, vitaminas e minerais) para reposição de água e minerais durante o exercício.

Repositores energéticos
Produtos formulados principalmente com carboidratos, para alcançar ou manter o nível de energia necessário.

Alimentos proteicos
Produtos com predominância de proteínas, para completar as recomendações diárias.

Alimentos compensadores
Produtos com formulação variada de nutrientes – carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais – para completar a alimentação.

Aminoácidos de cadeia ramificada
Produtos com concentrações variadas de aminoácidos: valina, leucina e isoleucina, como fornecedores de energia e com função de reduzir a fadiga em exercícios de longa duração.

Apesar de estarem na moda e serem vendidos em vários lugares, os suplementos alimentares só podem ser recomendados por médicos ou nutricionistas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História do Rouba Bandeira

Voleibol Adaptado para deficiente visual