Exercícios físicos: Uma alternativa ao combate a osteoporose

Os ossos enfraquecidos estão sujeitos a fraturas mesmo sem que ocorra trauma. Isso pode acontecer com o desenvolvimento da osteoporose. A doença é responsável por deixar os ossos menos densos e consequentemente mais frágeis, suscetíveis a fraturas. De acordo com o Censo 2010 do IBGE, há mais de cinco milhões de brasileiros com osteoporose.

Os principais sintomas da doença aparecem já em fases avançadas, como dor lombar, perda de altura, deformidade da coluna (especialmente cifose) e múltiplas fraturas, geralmente das vértebras, quadril e região do rádio (antebraço). Para verificar a existência da osteoporose, é necessário fazer um exame chamado densitometria óssea, que mede a densidade dos ossos que a pessoa tem e possibilita prever o risco de fraturas.

De acordo com a médica e diretora-geral do Celafiscs – Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul, Sandra Matsudo, as mulheres estão mais suscetíveis a desenvolver osteoporose devido aos hormônios que variam após os 45 anos. “A partir dessa idade, as mulheres podem perder 1% da massa óssea por ano e, depois dos 50 anos, a perda varia entre 3% a 5%”, comenta. Por isso, é recomendado fazer exames preventivos logo a partir dos 45 anos. Ainda assim, a médica alerta que os homens também devem estar atentos e fazer exames regularmente.

Como é possível cuidar da saúde dos ossos?

Além da alimentação adequada, os exercícios físicos também precisam estar presentes na rotina para prevenir ou tratar a osteoporose. Dra. Sandra Matsudo ressalta que é possível fortalecer a massa óssea com os exercícios físicos. “Não há como recuperar a massa que já foi perdida, mas é possível mantê-la estável”, explica.

A prescrição do exercício deve ser adaptada à idade, ao nível de condicionamento físico e à condição esquelética do indivíduo. “Nos jovens, os exercícios são benéficos para aumentar a massa óssea. Já nos adultos e idosos, as atividades prescritas são atividades físicas para fortalecer a coluna e os demais ossos”.

No caso de pessoas saudáveis, Sandra recomenda que os exercícios físicos sejam feitos de 30 a 45 minutos por dia, três ou quatro vezes por semana. O tipo e a intensidade devem ser prescritos após uma avaliação profissional. Para as pessoas que já possuem osteoporose ou têm alguma fragilidade nos ossos, a médica ressalta que é importante verificar a existência ou não da fratura ou de ossos que estejam mais propensos à quebra.

As atividades físicas mais recomendadas são exercícios com carga, andar, correr e dançar. Para aqueles que possuem osteoporose em níveis mais avançados, atividades dentro d’água ou na bicicleta ergométrica são bem recomendados. Deve-se evitar qualquer atividade que aumente o risco de queda ou que exija flexões.

Os objetivos do programa de exercício nos pacientes com osteoporose são reduzir a dor, melhorar a força muscular, prevenir a perda óssea, manter a mobilidade articular, aprimorar a coordenação e corrigir a postura.


Matéria publicada pelo site Pro Diet 

Portal da Educação Física

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História do Rouba Bandeira

Voleibol Adaptado para deficiente visual