Benefícios das proteínas na síntese muscular

Com o aumento da prática de exercício físico ao longo dos anos para o ganho de massa muscular e com o surgimento de diferentes suplementos alimentares, os pesquisadores passaram a estudar a maneira como a alimentação pode influenciar nos resultados do exercício físico.

O consumo adequado de energia, carboidratos, proteínas e micronutrientes é essencial para o bom desempenho do atleta e para a preservação da massa magra. No entanto, cada nutriente tem seu papel e momento de destaque na alimentação. Após o exercício físico, a ingestão de proteínas deve ser priorizada, pois ajudam na reposição e síntese da proteína muscular.

De acordo com o posicionamento da American Dietetic Association, a ingestão de aminoácidos essenciais após o treinamento é capaz de aumentar a taxa de manutenção, reparo e síntese muscular, o que demonstra a importância das proteínas de alto valor biológico. Lembrando que os aminoácidos essenciais não são produzidos pelo organismo, mas devem ser obtidos através da alimentação.

Devido aos benefícios apresentados pelo consumo de proteínas, alguns estudos têm avaliado a combinação de aminoácidos de diferentes fontes proteicas no pós-treino, como whey protein (proteína isolada do soro do leite), proteína isolada de soja e caseína, na recuperação muscular. E os resultados são muito positivos.

Exemplo disso, é o estudo publicado recentemente na revista Clinical Nutrition, que comparou o efeito de whey protein e a combinação do mesmo com a proteína de soja e caseína para a síntese e recuperação muscular após o exercício físico. Tanto o whey protein como a combinação de proteínas demonstrou melhora na síntese, mas apenas o mix de proteínas manteve a taxa de crescimento muscular por 3 a 5 horas após a atividade física. Outra vantagem é que cada proteína apresenta diferentes aminoácidos e, com a mistura, é possível fornecer uma quantidade e uma variedade maior destes nutrientes, os quais são essenciais para prolongar a síntese muscular.

Assim, é possível perceber os benefícios da combinação da proteína vegetal com a proteína animal para a recuperação e ganho de massa muscular após o exercício. Uma vantagem aos praticantes de atividade física é a preparação de shakes, que podem ser compostos por bebidas à base de soja e/ou leite com outras fontes alimentares, como as frutas. O uso de suplementos proteicos somente deve ser iniciado com a orientação de um nutricionista ou médico, para não extrapolar as recomendações nutricionais estabelecidas e sobrecarregar o organismo.

Matéria publicada no site A Tribuna 


Portal da Educação Física

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História do Rouba Bandeira

Voleibol Adaptado para deficiente visual