Jogo Goalball nas aulas de Educação Física (E.P.A.R.)











O Goalball é a única modalidade paralímpica que não teve adaptações em relação aos esportes convencionais, pois a modalidade foi criada exclusivamente para pessoas com deficiência. Os pais da modalidade foram o austríaco Hanz Lorezen e o alemão Sepp Reindle. O objetivo era reabilitar os veteranos da Segunda Guerra Mundial que perderam a visão.

Jogo de Goalball

O jogo de goalball divide-se em 2 partes, cada uma com 10 minutos de duração, tendo um intervalo de 3 minutos pelo meio.
Ganha quem no final desse período de tempo tiver marcado mais golos. Se tiverem empatados joga-se um prolongamento de 6 minutos divididos em 3 minutos cada parte, vencendo quem marcar primeiro.
Se ainda assim o jogo não tiver ficado decidido então vai para a decisão nos lances livres.

Quadra de Goalball

quadra de goalball tem de medidas 18 metros de comprimento por 9 metros de largura, sendo esta dividida em 3 zonas distintas:
  • Zona de ataque;
  • Zona neutra;
  • Zona de defesa;
Estas zonas servem para assinalar onde fazer o quê. Todas elas têm diversas marcações com fita de 5 centímetros de largura para que os jogadores se consigam orientar melhor.
Por baixo destas linhas e marcações está um cordel que dá relevo a essas linhas.
zona de defesa e a zona de ataque medem ambas 9 metros de largura por 3 metros de profundidade enquanto a zona neutra possui 6 metros de profundidade.
As balizas para este esporte possuem de medidas 9 metros de comprimento por 1,3 metros de largura, sendo ainda bastante rígidas e robustas.
goalball-quadra

Equipamentos de Goalball

Vamos agora ver alguns dos equipamentos necessários para a prática do golbol:
– Bola
Esta tem uma dimensão semelhante á bola de basquetebol, mas é mais pesada, tendo cerca de 1,250 kg, não tem câmara de ar o que faz com que a bola não salte tanto.
As carateristicas únicas sãos os pequenos guizos no interior para se fazer ouvir o movimento da bola e possuir 8 pequenos buracos que fazem com que o som se oiça melhor ao bater no chão ou ao rolar da bola.
goalball-bola
– Vendas
Apesar de serem cegos, nem todos possuem cegueira total. Para dar mais justiça ao esporte e puderem todos jogar juntos é usada uma venda para que todos estejam em pé de igualdade.

Substituições e Pedidos de Tempo

Atualmente podem ser feitas 4 substituições durante o jogo, sendo que obrigatoriamente uma delas seja feita no primeiro tempo. Se isso não acontecer então diminui para 3.
Já os pedidos de tempo, cada equipa tem direito a 3 por partida, tendo elas uma duração de 45 segundos.
Se o jogo for para prolongamento fica com direito a 1 pedido de tempo nesse mesmo prolongamento.
goalball

Árbitros e Staff

Existem muitos árbitros e restante apoio num jogo de golbol, sendo eles:
2 árbitros, os quais estão responsáveis por todas as decisões sobre o jogo e controlam o desenrolar do mesmo.
2 cronometristas, sendo um responsável por controlar o tempo de jogo e dos intervalos, enquanto o segundo é o que controla o tempo para o ataque de cada equipa (10 segundos) e também os pedidos de tempo solicitados pelos treinadores.
2 anotadores, os quais têm diferentes funções. O primeiro anota o numero de golos feitos e elabora a ata da partida e o outro controla o numero de lançamentos efetuados por cada equipa.
4 Juízes de linha, os quais estão cada um numa extremidade de uma das balizas e têm como função assinalar imediatamente quando a bola sai do campo e também quando os golos são marcados.



goalball-2

Algumas Regras e Infrações

Vamos mostrar algumas das regras do goalball, as quais correspondem a algum tipo de infração:
  • Se o lançador lançar a bola antes do permitido, a bola vai para a posse do adversário;
  • Se ao tentar passar a bola para um colega de equipa esta acabar por sair pela linha lateral, a bola vai para o adversário;
  • Se a bola passar para lá da linha central quando o jogador defender a bola ou bater no poste, então vai para o adversário;
  • Entre outras…


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História do Rouba Bandeira

Voleibol Adaptado para deficiente visual