Projeto experiências de sucesso/2017

Inclusão de alunos com ausência total de visão nas aulas práticas de Educação Física, na Escola Paulo de Assis Ribeiro 

Introdução:

    O trabalho de inclusão descrito neste artigo foi desenvolvido com os alunos do 6º ano “E”,do ensino fundamental da E.E.E.F.M. Paulo de Assis Ribeiro, de Colorado do Oeste – Rondônia, com aproximadamente 21 alunos, na qual se encontra inclusa a aluna acometida de ausência total de visão.

 OBJETIVOS:

    Estimular o desenvolvimento e o conhecimento ajustado de si mesmo ao sentimento de confiança nas capacidades afetivas, físicas, cognitivas, éticas, estéticas, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimentos e no exercício da cidadania. 

 METODOLOGIA: 

   Foram realizadas aulas práticas e teóricas, questionários, aulas expositivas com vídeos e pesquisa. Foram feitas adaptações dos jogos e brincadeiras, recorrendo a modalidades desportivas de forma lúdica.

 DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES REALIZADAS:

  • Pega-pega em duplas; Pega da corrente; O Náufrago; Jogo de Goalball; Queimada abelha rainha; Xadrez adaptado; jogo de dama; Circuito de materiais; Vôlei adaptado; Deslocamento em grupo; Futebol de cinco; Futebol em duplas; Atividades com bambolê, entre outros. 

 RESULTADOS:

    A forma de conseguir a inclusão de fato foi através do compartilhamento, trocas e convivência efetiva entre todos os envolvidos nos espaços escolar. Destaca-se que as atividades inclusivas a exemplo, as que envolviam o uso de vendas pelos alunos aconteciam de forma prazerosa, porém, registra-se que alguns tinham dificuldades de coordenação motora, equilíbrio, lateralidade. 

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

     As aulas propostas ocorreram de forma desafiadora, no intuito de reforçar a autoestima, fortalecendo-a a agir com independência e segurança  No transcorrer do 1º semestre/17, a aluna foi incluída em todas as atividades práticas de Educação Física, com as quais se percebeu o progresso no desenvolvimento do equilíbrio, do desempenho motor, da imagem corporal e postura adequada. Foram realizadas atividades de alongamento, jogos e brincadeiras, em clima de reciprocidade e prazer.Trabalhar com aluna privada de visão é experiência nova na escola, a qual tem sido desenvolvida com empenho, amor e profissionalismo.


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