Conheça os microorganismos perigosos que se escondem nas academias

Fazer exercícios regularmente é um hábito recomendado por especialistas médicos para manter o organismo e o corpo saudável. Porém, compartilhar aparelhos de academia com diversos frequentadores pode trazer riscos para a saúde da sua pele.

De acordo com a dermatologista Dra. Camila Hofbauer, o suor depositado em aparelhos pode ser um local propicio para a proliferação de microorganismos. “As principais doenças cutâneas que podem ser transmitidas por contato com superfícies contaminadas são as micoses, infecções virais, como verrugas, e infecções bacterianas, como o impetigo”, alerta.

Para diminuir o contato, muitos atletas procuram levar toalhas, que são usadas tanto para cobrir os aparelhos, quanto para secar o suor em excesso. Porém, se o artigo é compartilhado também pode haver transmissão.

Um dos fatores que aumentam as chances de contaminação é a pouca ventilação que existe nas academias. O uso de aparelhos de ar condicionado e dezenas de ventiladores espalhados no ambiente não permite que o ar circule e mantém o local em temperaturas altas.

Precauções - Segundo a profissional, o uso de roupas próprias para academia já é uma barreira protetora contra os microorganismos. “Em locais cobertos pelas vestimentas é muito difícil haver a contaminação da pele, pois ela impede o contato direto com superfícies possivelmente contaminadas”, conta.

Caso o atleta opte pelas toalhas individuais, também não terá problemas. “Ela ajuda pois funciona como uma barreira a mais”, comenta Camila.

Porém, o jeito mais eficiente de se manter protegido é fazer a higienização adequada do local. “Apesar da roupa e da toalha ajudarem a proteger a pele, a limpeza do equipamento com álcool 70° é suficientemente efetiva”, diz a dermatologista.

Água - O perigo da contaminação não está somente nos aparelhos, mas nos bebedouros. Encostar a boca na saída de água também permite que algumas doenças, inclusive o vírus da gripe, sejam transmitidas.

Portal da Educação Física

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História do Rouba Bandeira

Voleibol Adaptado para deficiente visual