Exercícios aeróbios trazem inúmeras vantagens ao corpo

Não é só para emagrecer que serve aquela boa e velha caminhada, corrida ou pedalada. Quem deseja espantar a preguiça — que bate principalmente nesta época do ano — pode melhorar a saúde com os exercícios aeróbicos, de acordo com especialistas.

Os exercícios aeróbios trazem inúmeras vantagens ao corpo, como por exemplo, o fortalecimento dos músculos da respiração e a perda de gordura. Há também melhora no sistema circulatório, já que com esses exercícios, as paredes das artérias ficam mais resistentes e, consequentemente, terão maior fluxo sanguíneo. Além disso, atuam no consumo de gordura, já que reduzem o colesterol “ruim” e promovem o “bom”.

Exercícios aeróbios são definidos como de intensidade não tão alta e duração maior, e por isso, para que a atividade seja realmente efetiva, é necessário que a pessoa mantenha uma frequência cardíaca elevada (em média entre 60% a 80% acima dos batimentos em repouso). De forma simples é possível calcular a frequência a partir da idade. Para calcular, basta fazer a seguinte conta: diminua de 220 o valor de sua idade. Você terá então a frequência mínima para desempenhar o aeróbio. Se exceder este valor, a pessoa não vai suportar. Se for muito abaixo, o exercício deixa de ser aeróbio. O ideal é ser contínuo.

O controle destes batimentos pode ser feito por meio de um aparelho chamado frequencímetro, que é possível encontrar por menos de R$ 100. Não há nenhuma contraindicação para quem deseja fazer exercícios aeróbios, porém quem tem problemas cardíacos precisa procurar orientação médica para praticar a atividade da melhor forma possível. Portanto, fuja da preguiça no frio e fique em dia com sua saúde com os exercícios aeróbios!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História do Rouba Bandeira

Voleibol Adaptado para deficiente visual